quinta-feira, 31 de maio de 2012

Projeto Básico

PROJETO “A HORA E A VEZ”



1.      Considerações Gerais sobre a Instituição Proponente

Proposta elaborada pelo Pólo de Domingos Martins da Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça.

2.      Justificativa

 O município de Domingos Martins é um distrito de interior. Ainda é percebível que nessas regiões a estrutura familiar é fundada no modelo do “patriarcado”. Nessa estrutura, a mulher é vista como um objeto inanimado, sem direito a falar, pensar e opinar sobre suas vontades.

Essa forma de pensar e ser família, com o homem detentor de informações, dinheiro e poder, é condição “sine qua non” para o estabelecimento da violência física, moral, verbal e simbólica contra a mulher.

3.      Objetivos

      4.      Objetivos Específicos

5.      Metas/Produtos/Resultados Esperados 

·         Promover uma passeata (ação com abordagem das pessoas) com os cursistas do polo de Domingos Martins, em um sábado pela manhã no Centro do Município.

·         Distribuir materiais que valorizem e empoderem a mulher (material confeccionado exclusivamente para o momento),com orientações sobre a Lei Maria da Penha, com  frases “pré-selecionadas” que estimulem a elevação da auto-estima e as convidem  à se verem por dentro.

·         Despertar a sensibilização 

·         Elevar a autoestima das mulheres abordadas.

·         Mostrar para a população ações de combate e erradicação da violência contra mulher.

6.      Público Alvo

Mulheres de todos os grupos étnicos e todas as idades do município de Domingos Martins.

7.      Metodologia

Realização de uma passeata no centro do município de Domingos Martins, na qual serão distribuídos materiais impressos contendo poemas e pensamentos, exemplos de mulheres que venceram na história, além de informações acerca da Lei Maria da Penha, de delegacias especializadas e de pontos de atendimento especializados.

Abordagem corpo a corpo de mulheres que estiverem transitando pelas ruas durante a passeata, para que possamos oferecer maiores esclarecimentos sobre os assuntos abordados nos materiais impressos.

8.      Prazo para Implementação do Projeto

Os materiais a serem distribuídos serão confeccionados entre os dias 5 de junho de 2012 a 26 de junho de 2012.

 A ação realizar-se-á no dia 30 de junho de 2012, entre as 08h00min e as 12h00min.

     9.      Sustentabilidade

 Este projeto pretende tornar públicas a um número maior de mulheres do Município de Domingos Martins, informações acerca dos Direitos Humanos das Mulheres e das Meninas, bem como de quais são os canais aos quais essas mulheres poderão recorrer caso seus direitos sejam violados. Com essas informações, daremos subsídios às mulheres martinenses, para que elas possam construir uma cultura na qual a discriminação de gênero e todas as formas de violência contra a mulher não sejam tolerados, mesmo depois da implementação do presente projeto.

      10.   Detalhamento dos Custos

11.  Declaração de Contrapartida

12.   Declaração de Adimplência






Nenhum comentário:

Postar um comentário