domingo, 31 de julho de 2011

Levantamento Bibliográfico

Ola,Boa noite! 

 É de suma importância que possamos refletir cada vez mais sobre a Violência praticada contra a mulher no Brasil e no mundo. É importante também, que façamos um recorte em raça e analisemos a questão da "Mulher Negra". Pois, normalmente quando falamos sobre o assunto, temos a tendência de generalizar. 

Quando generalizamos a violência somente contra a mulher, ficamos sem perceber o quanto as mulheres negras sofrem "duplamente". Pois além de negras são mulheres.

Neste tópico vamos disponibilizar um levantamento bibliográfico que fizemos sobre "A Violência contra a Mulher Negra" em 10 itens. Esperamos pode contribuir e fomentar o debate ainda mais.


(Nesse primeiro generalizamos para uma melhor introdução ao assunto)


A revista é um dos frutos do trabalho da Casa de Cultura da Mulher Negra, que há mais de 20 anos vem lutando por um espaço mais digno e condizente para mulheres negras e indígenas.
 

Uma pesquisa publicada pelo Instituto de Segurança Pública-ISP mostra que mulheres negras têm mais chance de serem alvo de violência no Rio de Janeiro.

O dossiê traz todo um panorama da situação enfrentada por mulheres do Brasil, em específico Rio de Janeiro, fazendo um recorte sobre a violência e o percentual em que ela é praticada contra mulheres negras.


Lideranças do movimento de Mulheres produzem um Manifesto de Protesto
contra a Rede Globo de Televisão, repudiando imagens veiculadas na mini
série JK, em que mulheres negras são estupradas e espancadas. 

 
A Sexualidade, a saúde reprodutiva e a violência contra a mulher negra: aspectos de interesse para assistência de enfermagem” (Isabel Cristina Fonseca da Cruz)

 
Impacto da Violência na Vida das Mulheres Negras Junto às Comunidades das Religiões Afro-brasileiras



Violência Doméstica e saúde da mulher negra.



Gráficos, informações e manifesto contra a violência praticada à mulher negra e indígena no Brasil


Relatório de Monitoramento e Avaliação das Ações Desenvolvidas por Mulheres Negras no Âmbito do Projeto Iyà Àgbá Rede de Articulação de Mulheres Negras Frente à Violência

10 -  Documentos
 
A saúde da mulher: a violência como problema de saúde pública e a importância do recorte étnico/racial por Ana Elisa Araújo Messias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário