domingo, 11 de dezembro de 2011

O Censo 2010 X Domingos Martins

O Censo 2010 x Domingos Martins
João José Barbosa Sana*

A idéia de produzir um pequeno texto com base nos dados do Censo 2010, surgiu quando indagávamos se em Domingos Martins seria tão somente uma cidade de colonização alemã e italiana e, por conseguinte, quase inexistente os traços de povos afro-descendentes. Num primeiro momento, circulando pela cidade, temos a impressão de que só teríamos pessoas de cor branca. Porém, como veremos em seguida, os dados do censo 2010 nos mostra outra realidade, em principio, não muito vista do município.

Em principio, segundo informações que obtivemos no sitio do Instituto Brasileiro deGeografia e Estatística (IBGE), a cidade de Domingos Martins teria se originada a partir da colônia de Santa Isabel, fundada em 1847, através da instalação de 47 famílias de imigrantes oriundos da Prússia Renana, totalizando 163 pessoas. Eles rapidamente progrediram investindo em atividades primárias, tais como o plantio de cereais e café.

Posteriormente outro grupo de colonos se agrupou nas redondezas, nos distritos de Araguaia e Aracê. Este grupo foi composto por Italianos. A partir de 1921 o município passou a denominar-se domingos Martins em homenagem a José Martins, que participou da revolução pernambucana e que foi fuzilado na Bahia em 1817.

O Município conta hoje com os distritos de Aracê, Biriricas, Campinho (sede), Melgaço, Pedra Azul e Santa Isabel. O Município de Marechal Floriano, já foi um distrito de Domingos Martins. 


Ao dialogar com algumas pessoas da região, tomei conhecimento de que existe um movimento em prol da emancipação de uma região de Domingos Martins. Os movimentos emancipatórios, da referida região, reivindicam que o município seja “batizado” com o nome de “Pedra Azul de Aracê”.

Atualmente o municipio tem uma área territoral de 1.225,331 Km2 e uma densidade democráfica de 25,99 habitantes por Km2. Devemos registrar também que segundo os dados do Censo 2010, 24,3% da população encontra-se na zona urbana do município e 75,7% na zona rural.

Expostas algumas informações sobre aspectos históricos da cidade, cumpre agora adentrarmos nas informações que o Censo 2010 nos possibilita. Destaca-se também, que o foco dessa leitura terá como eixo a preocupação de observar os resultados tendo como referência a cor ou a raça declarada pela pessoa.

É relevante destacar que o IBGE investiga a cor ou raça declarada pelas pessoas, oferecendo às seguintes alternativas, as quais passamos a transcrever literalmente como se encontra no documento Indicadores Sociais Municipais – IBGE (2010): - Branca – para a pessoa que se declarou branca; - Preta – para a pessoa que se declarou preta; - Amarela – para a pessoa que se declarou de cor amarela(de origem oriental: japonesa, chinesa, coreana, etc); - Parda – para a pessoa que se declarou parda; ou Indígena – para a pessoa que se declarou indígena ou índia.

Sobre a população

Atualmente a população de Domingos Martins totaliza 31.847 pessoas, assim recenseadas segundo o gênero: 15753 mulheres e 16094 homens. Os dados registraram as seguintes informações sobre o quesito raça/cor, dos habitantes de Domingos Martins: homens e mulheres que se declaram brancas totalizam 22.852 pessoas; os/as que se declaram pretos/as totalizam 920 pessoas e os/as que se declaram pardos/as totalizam 7927 pessoas. E, considerando que levando em considerando o quesito raça/cor, somando-se os que se declaram pretos/as e os que se declaram pardos/as totalizam 8.847 pessoas afro-descendentes, ou seja, um percentual de população que supera 25% da população total do município.

Em seguida apresenta-se outros dados considerando também o objetivo desse nosso módulo de estudo que discute políticas públicas e raça.

Devemos também igualmente destacar e perceber que as informações apresentadas à seguir, não são informações desagregadas e específicas de Domingos Martins, mas informações que levam em consideração a situação média de municípios com população entre 20001 e 50000 habitantes. Vamos a elas:
  1. A razão entre o rendimento médio mensal de brancos e preto é de 1,8; entre branco e pardo é de 1,7, entre branco e pessoas de cor amarela é de 1,2 e entre brancos e indígenas é de 2,1;
  2. A taxa de analfabetismo entre pretos/as com 15 anos ou mais é de 24,7%; entre pardos é de 20,1% e entre brancos/as 10%;
  3. O rendimento nominal mensal médio do homem é R$956,00 e das mulheres é de R$650,00.
Considerações sobre os dados apresentados:

Ao contrário, do que muita gente imagina Domingos Martins não é só terra de descendentes de Alemães e Italianos, mas é terra também de Afro-descendentes.

Considero que existe uma grande probabilidade de que, à medida que desagregarmos os dados do Censo, e analisarmos as informações de Domingos Martins todas as informações acima se confirmem, ou seja:
  1. O rendimento das pessoas brancas é maior do que das pessoas pretas e pardas;
  2. A taxa de analfabetismo entre pretos e pardos é maior do que entre brancos
  3. Os rendimentos dos homens são maiores do que os rendimentos das mulheres.
Isto posto, considera-se que existe demanda por políticas públicas de gênero e políticas públicas de promoção da igualdade racial. Daí, que consideramos relevante que o nosso curso esteja cumprindo o seu papel social de sugerir políticas públicas de gênero e raça nos municípios que são sede dos pólos de educação a distância. Desta forma, pensamos que a Universidade Federal do Espírito Santo colabora com a sociedade na perspectiva da promoção da paz e da justiça social.

Nesta data, em que celebramos os 63 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos consideramos um dever nosso resgatar a dívida da sociedade brasileira com setores sociais que se encontram em situação de maior vulnerabilidade, destacando-se, os povos afro-brasileiros, que ainda carecem do acesso pleno aos direitos da cidadania.

Referências:
  1. BRASIL. Indicadores Sociais Municipais: Uma análise dos resultados do Universo do Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2011.
  2. BRASIL: Censo 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2011. Acesso: www.ibge.gov.br, acesso em 10.12.2011.


* Membro do Grupo 1 . É Professor, Pedagogo, Filósofo, Mestre em Educação e atualmente Secretario de Cidadania e Direitos Humanos de Vitória - ES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário